Mudança de provedor de hospedagem de um site

Mudança de provedor de hospedagem de um site

Neste post explicamos as questões a ter em conta ao alterar um servidor de alojamento.
Mudança de provedor de hospedagem de um site

# Introdução

Sempre que há mudança de provedor de hospedagem, há sempre a preocupação de manter, em primeiro lugar, o funcionamento constante dos e-mails e do site, e em segundo lugar, de salvaguardar os e-mails existentes, se houver.

Antes de explicar os dois pontos, é importante entender o que acontece em uma mudança de provedor de hospedagem .

Cada serviço de hospedagem tem um Nome de Servidor definido ( DNS : em inglês Domain Name Servers ) que o identifica dentro de toda a Rede e este nome é o que devemos definir em nosso próprio domínio para que qualquer pessoa possa entrar nele.

Esta informação, ou seja, que o DNS definiu o nosso domínio, encontra-se numa base de registos distribuída por todo o mundo.

Ao fazer uma mudança de provedor de hospedagem, a principal tarefa que realizaremos será alterar o DNS em nosso domínio para os do novo servidor para indicar ao mundo que "estamos nos mudando".

Agora, essa alteração leva tempo até que essas informações sejam finalmente atualizadas nesses bancos de dados do registro . Tempo que geralmente é estimado em 48 horas, embora essa atualização seja cada vez mais rápida.

#1 Obtenha uma operação suave

Para obter um funcionamento completamente tranquilo do nosso site e das contas de e-mail que configuramos, as seguintes ações devem ser realizadas antes de alterar o DNS em nosso registro de domínio:

  1. Carregue uma cópia do site para o novo servidor.
  2. Pré-configurar contas de e-mail no novo servidor.
  3. Aponte o site para o novo DNS no painel de controle (verifique com seu provedor de hospedagem atual )
  4. Tenha a informação de qual é o IP do servidor atual e se eles possuem um endereço Web (URL) provisório para poder continuar acessando assim que a migração estiver concluída
  5. Saiba como é a configuração das contas de e-mail no novo servidor para estar ciente das possíveis alterações a serem feitas assim que a migração for concluída.

Para obter total eficácia na realização de todas essas tarefas, será necessário ter dados de acesso ao painel de controle da hospedagem atual para poder fazer um backup completo do site e ver quais contas de e-mail estão configuradas.

E também, qual a forma de entrar em contato com o suporte técnico para fazer as consultas necessárias de acordo com os pontos expressos.

Dados para a configuração de e-mails em nossos servidores

Relativamente ao ponto 5, estes seriam os pontos a ter em conta para a configuração dos emails:

  • O usuário é toda a conta de e-mail. Por exemplo, info@seu-domínio.com
  • O nome do servidor para todos os casos é: mail.seu-domínio.com (POP/IMAP/SMTP)
  • e a autenticação de correio de saída deve estar ativa (com os mesmos dados do correio de entrada)

O acesso por Webmail é feito a partir do seguinte endereço: http://webmail.seu-domínio.com

NOTA! claro, você deve substituir seu-domínio.com pelo seu próprio nome de domínio.

IMPORTANTE!

Finalmente, a única coisa a ter em mente quando a migração estiver concluída é que talvez tenhamos que alterar as configurações de e-mail em nossos clientes de e-mail: Outlook, Window Live, Thunderbird, Mail (mac osx) e/ou em nossos telefones celulares .

Em primeiro lugar, isso pode acontecer porque a forma de configurar os emails difere em ambos os servidores. E em segundo lugar, porque a chave que configuramos no novo servidor será diferente daquela que cada usuário configurou no servidor anterior.

Em geral, a única coisa que acontece é um erro de entrada e porque a chave não é a mesma. Para resolver, os passos seriam:

  1. Digite o webmail através de http://webmail.seu-domínio.com
  2. Coloque sua conta de e-mail e a "nova" senha que lhe demos antes da migração como usuário
  3. Uma vez dentro, no rodapé, você terá um link que permitirá configurar a chave para a que você tinha anteriormente e antes da migração. Caso não se lembre, não se preocupe, pois o importante nesta ação é que você defina uma senha totalmente pessoal para sua conta de e-mail.

Depois de definir sua nova senha, você pode atualizá-la em todos os seus dispositivos: PC, Notebook, Celular, etc.

#2 Faça backup de e-mails existentes

Existem 2 maneiras de receber e-mails em nossos dispositivos. Um deles baixa os emails que estão no servidor para o nosso dispositivo (POP3) e o outro permite que eles sejam revisados e gerenciados diretamente do servidor (IMAP).

No protocolo POP3, os e-mails são "excluídos" do servidor, a menos que um em seu cliente de e-mail (Outlook) especifique deixar uma cópia.

No protocolo IMAP, os emails permanecem no servidor.

Em geral, o mais utilizado atualmente é o IMAP, pois permite usar seu e-mail em vários dispositivos ao mesmo tempo e, principalmente, em telefones celulares, pois seria impossível baixar e armazenar e-mails neles. No entanto, pode acontecer que no seu PC você tenha configurado o correio com POP3 e ativado a opção de deixar uma cópia deles no servidor para poder buscá-los também no seu celular, por exemplo.

O problema é que na migração do servidor e dependendo da sua configuração específica, você pode precisar migrar todos os emails para o novo servidor também.

Se, por exemplo, você usar IMAP em todos os seus dispositivos quando a migração terminar, você encontrará caixas vazias em todos os seus dispositivos, pois, logicamente, não há e-mail armazenado no novo, ou melhor, haverá apenas o novo aqueles que você recebe.

Por outro lado, se você usar apenas um PC e escolher o protocolo POP3, já terá um backup de todos os e-mails em sua máquina e não precisará fazer nada.

# migra e-mails do servidor antigo para o novo

Se o seu caso é o primeiro, ou seja, você usa o protocolo IMAP, felizmente existe uma ferramenta que permite transferir todos os seus e-mails do servidor antigo para o novo.

O que você precisa para poder usá-lo?

  1. O número IP do servidor antigo (deve ser fornecido pela nossa hospedagem atual)
  2. Seu nome de usuário e senha de e-mail do servidor antigo.
  3. O número IP do novo servidor (será fornecido pela nova empresa)
  4. Seu nome de usuário e senha de e-mail do novo servidor.

Com esses dados, você poderá utilizar esta ferramenta de uma forma muito simples. No link abaixo, deixamos uma instrução detalhada dos passos a seguir com ele:

http://www.3naves.com/blog/como-migrar-correos-de-un-servidor-a-otro.htm

# Uma questão importante a considerar

Se o seu PC ou outro dispositivo estiver configurado com o protocolo POP3, e você também for realizar a migração com a ferramenta sugerida, recomendamos que faça um backup do que é conhecido como armazenamento de dados , exclua a conta e devolva-a para criar com o protocolo IMAP.

Se você deixar configurado com este protocolo, ao migrar seu cliente irá baixar todos os e-mails novamente, gerando duplicatas de todos os que você já possui em sua máquina!

COMPARTILHAR!

Se esta nota foi útil, não se esqueça de repassá-la aos seus amigos para que eles saibam!

Contate-Nos

Contate agora!

Queremos saber suas preocupações

(Todos os campos obrigatórios)